Especialistas em saúde afirmam que uma condição fácil de corrigir faz com que as pessoas durmam significativamente menos
Um especialista em saúde afirma que uma condição mais comum em climas mais quentes pode ser a razão pela qual tem dificuldade em dormir. Matthew Kelly, fundador da Spacegoods, disse que a desidratação e um desequilíbrio eletrolítico podem estar a interferir no seu sono.
Estudos sugerem que a hidratação inadequada está associada à redução da eficiência do sono, e um dos maiores estudos sobre sono e hidratação descobriu que os participantes que relataram dormir seis horas ou menos tinham níveis de hidratação mais baixos em comparação com aqueles que dormiam pelo menos oito horas por noite.
Em condições normais, as pessoas perdem líquidos através do suor, lágrimas, urina e fezes, que são naturalmente repostos através dos líquidos e alimentos consumidos. No entanto, durante os períodos de calor, o corpo transpira mais num esforço para se arrefecer. Isto pode resultar em desidratação, esgotando tanto o conteúdo de água como sais essenciais, tais como sódio e potássio.

Se alguém não estiver a consumir água ou alimentos ricos em nutrientes em quantidade suficiente, pode não repor adequadamente os líquidos e sais perdidos, levando à desidratação.
Os sinais de desidratação a ter em atenção, de acordo com o NHS, são:
- Urina amarela escura e com cheiro forte
- Sensação de sede
- Urinar com menos frequência do que o habitual
- Sensação de tonturas ou vertigens
- Sensação de cansaço
- Boca, lábios e língua secos
- Olhos encovados
A maneira mais rápida de repor os sais e fluidos perdidos é através de eletrólitos. Os farmacêuticos podem recomendar sachês de reidratação oral, mas uma opção diária conveniente é consumir misturas de eletrólitos pela manhã. As bebidas eletrolíticas são seguras para consumo diário, desde que se mantenha dentro da dosagem recomendada. Tomá-las pela manhã, especialmente durante períodos de calor, pode ajudar a repor fluidos e sais, reduzindo sintomas como fadiga, dores de cabeça ou tonturas.

Além disso, beber eletrólitos pela manhã ajuda a repor os seus níveis antes que a exposição ao calor ou a atividade física aumentem as necessidades do seu corpo. Muitas misturas também são enriquecidas com adaptógenos e vitamina B12, oferecendo um apoio adicional para a energia e resistência ao longo do dia.
Também é essencial beber muitos líquidos ao longo do dia para manter os níveis de hidratação. Os alimentos ricos em eletrólitos são fontes naturais de minerais essenciais, incluindo sódio, potássio, magnésio, cálcio e cloreto. Estes minerais apoiam a hidratação, a função nervosa, as contrações musculares e o equilíbrio do pH.