Um café que raramente bebemos, o que é uma pena. Tem muita fibra, regula o funcionamento do intestino

Bebe café apenas para se estimular? Gosta do sabor e do aroma, mas sabe que não tem quaisquer propriedades benéficas para a saúde? Neste contexto, vale a pena prestar atenção ao café de cevada que, apesar de esquecido por muitos, apoia realmente a saúde do organismo e tem um efeito positivo no bem-estar.

Não contém cafeína, mas ajuda o funcionamento intestinal, é rica em fibra e microelementos valiosos. Agora é hora de voltar ao passado – com as nossas dicas, vai lembrar-se de como preparar esta bebida perfeita.

Como é produzido o café de cevada e onde comprá-lo?

O café de cevada é uma bebida de cereais obtida a partir de grãos de cevada torrados. O processo de produção é relativamente simples, mas requer condições adequadas para obter todo o sabor e aroma. Os cafés de cevada da mais alta qualidade são produzidos, por exemplo, a partir de uma variedade selecionada de cevada chamada «Rondo Nudo». Trata-se de um cereal cujos grãos não requerem descasque adicional, o que permite preservar o máximo de valor nutricional.

Os grãos são primeiro selecionados e depois torrados de forma semelhante ao café tradicional. Como resultado deste processo, a cevada adquire um sabor profundo e ligeiramente a nozes, com um toque de pão torrado. O produto final é moído e embalado, geralmente em forma pronta a preparar.

Um café que raramente bebemos, o que é uma pena. Tem muita fibra, regula o funcionamento do intestino

Onde comprar café de cevada? A melhor escolha são lojas de alimentos saudáveis e certificados, mas também supermercados bem equipados (principalmente corredores com alimentos saudáveis). Lá encontrará cafés de cereais de alta qualidade, incluindo café de cevada BIO.

Quais são as propriedades do café de cevada (quem deve beber)?

Uma das perguntas mais frequentes dos consumidores é: o café de cevada é saudável? A resposta é: definitivamente sim. O café de cevada tem várias propriedades benéficas para a saúde, o que é um argumento a favor da sua inclusão na dieta diária.

Um café que raramente bebemos, o que é uma pena. Tem muita fibra, regula o funcionamento do intestino

Principais vantagens do café de cevada:

  • riqueza em fibra – 100 g do produto contêm até 11 g de fibra alimentar. É um ingrediente que ajuda a peristaltismo intestinal, previne a obstipação e apoia a saúde do sistema digestivo,
  • ausência de cafeína – graças a isso, o café de cevada pode ser consumido com segurança por pessoas com hipertensão, mulheres grávidas e lactantes, crianças e pessoas sensíveis à cafeína,
  • teor de minerais – o café de cevada fornece, entre outros, potássio, magnésio, zinco e fósforo. Estes elementos apoiam o sistema nervoso, as funções cognitivas e a saúde dos ossos e dentes,
  • ação anti-inflamatória e antioxidante – a cevada contém polifenóis naturais que ajudam o organismo a combater os radicais livres e a reduzir o stress oxidativo.

Quem deve beber café de cevada? Em primeiro lugar, pessoas que estão a deixar a cafeína e:

  • que sofrem de refluxo gástrico,
  • que sofrem de hipertensão,
  • que se preocupam com a flora bacteriana intestinal,
  • que seguem uma dieta de eliminação ou de fácil digestão.

Vale a pena acrescentar que o café de cevada também pode ser a primeira «bebida de café» para crianças, introduzida na dieta como um substituto saudável e natural das bebidas doces.

Um café que raramente bebemos, o que é uma pena. Tem muita fibra, regula o funcionamento do intestino

Como beber café de cevada?

Como beber café de cevada para aproveitar ao máximo as suas propriedades e apreciar o sabor? Existem várias possibilidades – e, em última análise, tudo depende das suas preferências.

Método tradicional: recomenda-se colocar 1-2 colheres de chá de café de cevada moído numa chávena e verter água a ferver. Após alguns minutos de infusão, a bebida está pronta a consumir.

Alternativas:

  • pode ser preparada numa cafeteira ou numa máquina de café de filtro,
  • fica ótima com leite (de vaca ou vegetal), criando um delicado latte de cereais,
  • pode ser enriquecida com especiarias – por exemplo, canela, baunilha ou cardamomo,
  • é perfeita como base para bebidas matinais – por exemplo, com leite e xarope de ácer.

Importante: devido à ausência de cafeína, pode ser consumida a qualquer hora do dia, inclusive à noite, sem risco de perturbações do sono.