Tudo o que precisa realmente saber sobre o atum enlatado

Económico e prático, o atum enlatado tem muitas vantagens. Aqui estão algumas informações úteis a reter.

O atum enlatado é saudável?

Muitas pessoas consideram o atum enlatado como um alimento de fundo de armário. É retirado quando o frigorífico está vazio. No entanto, o atum enlatado deve ser reconsiderado. Ao contrário do que se pensa, o atum enlatado não é um produto ultraprocessado.

Muitas pessoas pensam que o atum enlatado não é saudável. No entanto, trata-se simplesmente de atum cozido e enlatado, muitas vezes acompanhado de óleo, água ou temperos.

A conservação também permite manter todos os nutrientes e vitaminas do atum durante vários anos. Pode então utilizá-lo para preparar muitas receitas: atum em sanduíches, saladas, quiches ou tataki.

As conservas de atum continuam acessíveis, sendo, portanto, uma boa forma de comer a um custo reduzido. Pode variar as formas: desfiado, com azeite, molho de tomate, por exemplo. No entanto, é necessário ter cuidado com a qualidade do atum. Aqui ficam os nossos conselhos para escolher bem.

Tudo o que precisa realmente saber sobre o atum enlatado

Certifique-se de que consome atum de qualidade

Vários fatores podem influenciar a qualidade do atum enlatado. Em primeiro lugar, é necessário escolher boas práticas de pesca. Infelizmente, muitos atuns são criados em tanques em condições deploráveis.

A pesca em alto mar também é perigosa para espécies protegidas, como golfinhos ou tartarugas. Por isso, deve-se dar preferência a conservas com um selo de pesca sustentável, como o selo MSC (Marine Stewardship Council).

Pode também encontrar a menção «pescado com cana», que é igualmente um bom indicador. Se não encontrar este selo ou esta menção, é preferível não comprar o produto.

Por último, tenha também atenção à quantidade de sal na conserva: algumas têm mais do que outras. Se estiver atento ao seu consumo de sal, leia bem os rótulos.

Tudo o que precisa realmente saber sobre o atum enlatado

A quantidade certa de atum enlatado a consumir

O atum, mesmo enlatado, contém muitas vitaminas, nomeadamente B3, B12 e D. Também contém minerais como selénio, fósforo e magnésio.

Contém ainda ácidos gordos ómega 3 e muitas proteínas. Apesar destes benefícios para a saúde, não se deve consumir atum todos os dias.

Por ser um peixe de grande porte, no final da cadeia alimentar, o atum acumula mais metais pesados do que peixes pequenos, como as sardinhas.

Tudo o que precisa realmente saber sobre o atum enlatado

Portanto, há riscos de exposição ao mercúrio. Mulheres grávidas e crianças pequenas devem, portanto, limitar o seu consumo. Para adultos e adolescentes com boa saúde, recomenda-se uma a duas porções por semana. Não hesite em falar com o seu médico.