Trump está decidido: os testes com armas nucleares começarão nos próximos dias

Trump está decidido: os testes com armas nucleares começarão nos próximos dias

Os EUA estão a preparar-se para o lançamento experimental do míssil balístico intercontinental Minuteman III, capaz de transportar uma carga nuclear.

O lançamento da base de Vandenberg, na Califórnia, será o primeiro após a ordem de Donald Trump para iniciar os testes com armas nucleares. Está previsto para 5-6 de novembro, informa a Newsweek.

A Força Aérea dos EUA possui 400 mísseis Minuteman III, posicionados em silos no Colorado, Montana, Nebraska, Dakota do Norte e Wyoming — eles carregam 800 ogivas nucleares.

Trump tomou a decisão de retomar os testes nucleares após os exercícios demonstrativos de Putin.

Trump está decidido: os testes com armas nucleares começarão nos próximos dias

«Vocês saberão muito em breve»

Trump confirmou na sexta-feira que os EUA retomarão os testes nucleares, mas não deu uma resposta direta à pergunta se isso incluirá testes nucleares subterrâneos.

«Vocês saberão muito em breve, mas vamos realizar alguns testes», disse Trump aos jornalistas a bordo do Air Force One, respondendo a uma pergunta sobre testes nucleares subterrâneos.

«Outros países fazem isso. Se eles [pretendem] fazer isso, nós também faremos, certo?» — cita a Reuters.

Especialistas observaram anteriormente que a preparação para testes nucleares leva um tempo considerável.

Trump está decidido: os testes com armas nucleares começarão nos próximos dias

Na quinta-feira, o presidente dos EUA afirmou que ordenou às forças armadas americanas que retomassem imediatamente o processo de testes com armas nucleares após um intervalo de 33 anos. Ainda não está claro se Trump se referia a testes com armas nucleares ou a testes com mísseis capazes de transportar cargas nucleares, observa a Reuters.

Durante uma viagem à Malásia, o chefe do Pentágono, Pete Hegseth, afirmou que a retomada dos testes é uma «maneira muito responsável» de manter a dissuasão nuclear, acrescentando que o Pentágono irá cooperar com o Departamento de Energia dos EUA.

Nenhuma potência nuclear — com exceção da Coreia do Norte — realizou testes nucleares há mais de 25 anos.

Pete Hegseth

«O Ocidente tem muito medo das novas armas de Putin»

A porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros da Rússia, Maria Zakharova, afirmou numa sessão do fórum científico-turístico internacional «Descubra o ÁTOMO» que o Ocidente «tem muito medo» dos novos testes com armas russas que podem seguir-se à demonstração do míssil «Burevestnik».

«Estamos a ouvir agora os comentários [dos países ocidentais sobre o «Burevestnik»]. Eles não se calam. Eles demonstram um leve grau de alegria, que se transforma em entusiasmo. Eles têm muito medo do que vamos mostrar a eles daqui para a frente», disse a diplomata (citação da TASS).

Trump está decidido: os testes com armas nucleares começarão nos próximos dias

A 26 de outubro, Vladimir Putin anunciou a conclusão dos «testes decisivos» do míssil alado de alcance ilimitado «Burevestnik» e informou sobre o início dos trabalhos para o seu lançamento. «Este é um produto único, que ninguém mais tem no mundo», observou ele. Pouco depois, Putin anunciou o «teste bem-sucedido» da torpedo nuclear «Poseidon», que, segundo ele, não tem paralelo em termos de velocidade e profundidade de movimento.

Rating
( No ratings yet )