Explicamos-lhe por que razão a manteiga salgada é hoje um alimento fundamental da região da Bretanha, e a razão pode surpreendê-lo!
A cozinha é mais do que um simples meio de se alimentar. É um pilar da cultura de cada país, de cada território. Explorar as gastronomias quando viajamos (mesmo que seja em pequena escala) é aprender mais sobre o saber-fazer, sobre as relações entre os povos e os recursos, bem como sobre a história.
Manteiga salgada versus manteiga sem sal
É olhando para o passado que podemos, por exemplo, compreender por que razão a Bretanha defende ardentemente o uso da manteiga salgada, enquanto o resto do país utiliza manteiga sem sal. Na Bretanha, quando se fala de manteiga, ela é necessariamente salgada e, historicamente, isso faz muito sentido!
Como explica a conta @synapses_bycam no Instagram, o sal faz parte há muito tempo dos ingredientes preciosos. Antes do uso e da democratização dos frigoríficos, os métodos de conservação eram bem diferentes. O uso do sal era comum para a carne, mas também para… a manteiga!
Uma questão de dinheiro?
Isso significa que, em França, a maioria das pessoas comia tradicionalmente manteiga salgada! A introdução da gabela (imposto sobre o sal) em 1342 e a apropriação do recurso pelo poder (a realeza) mudaram tudo.
As decisões de Filipe VI de Valois tornaram o sal um recurso demasiado caro e precioso para a maioria das famílias do reino. Estas deixaram então de o utilizar, nomeadamente na manteiga, que passou a ser doce.
Nessa época, porém, a Bretanha era um ducado independente do Reino da França e, portanto, não estava sujeita a esse imposto. Enquanto no resto do hexágono uma libra de sal, ou seja, 450 g, era vendida por até 13 sous, na Bretanha a mesma quantidade custava apenas 1/8ᵉ de sous.
Assim, não havia razão para os bretões renunciarem à manteiga salgada. Melhor ainda, quando a Bretanha foi finalmente anexada ao Reino da França em 1532, o território negociou uma hábil isenção do pagamento da gabela. Esta só foi suprimida no resto do território em 1945!
É por isso que a Bretanha cultiva esse amor pela manteiga salgada. Sem impostos, o debate entre a manteiga doce e a manteiga salgada talvez não existisse, ou existisse em proporções bem diferentes. E você, está mais do lado dos bretões ou é adepto da manteiga doce?