Sabe realmente a diferença entre azeite, azeite virgem e azeite extra virgem?

Esta questão pode parecer trivial, mas o azeite não tem as mesmas propriedades dependendo da sua origem. Quais são as diferenças entre azeite, azeite virgem e azeite extra virgem?

No comércio, encontramos principalmente três tipos diferentes de azeite. Quais são as suas propriedades? Hoje explicamos a diferença entre cada tipo de azeite.

O azeite extra virgem, o rei dos azeites

O azeite extra virgem é frequentemente considerado o melhor. É um azeite produzido a partir de azeitonas de qualidade superior, prensadas mecanicamente e sem defeitos. Não é misturado nem aquecido, conservando assim o máximo dos nutrientes que o azeite pode oferecer. É também o azeite mais caro nas prateleiras dos supermercados.

É um óleo muito rico em antioxidantes, com um sabor inigualável e que resiste bem ao calor. No entanto, não o aqueça a temperaturas muito altas nem o utilize para fritar alimentos. Perde todos os seus nutrientes quando a temperatura é demasiado elevada.

Sabe realmente a diferença entre azeite, azeite virgem e azeite extra virgem?

O azeite virgem, a melhor relação qualidade-preço

Neste período de inflação, o preço do azeite extra virgem pode fazer virar a cabeça. Mas existem alternativas que representam excelentes compromissos. O azeite virgem é um azeite de boa qualidade. É obtido diretamente das azeitonas, apenas por processos mecânicos, de boa qualidade, mas pode apresentar alguns pequenos defeitos. É também um azeite que foi aquecido o mínimo possível.

Por fim, tem uma acidez inferior ou igual a 2%, enquanto a acidez do azeite extra virgem é muito mais baixa e não pode exceder 0,8%.

Continua a ser um azeite 100% de azeitonas, sem misturas, com um sabor a azeitona sempre muito característico. Pode ser utilizado em saladas ou para cozinhar carnes ou legumes em lume brando ou médio.

Sabe realmente a diferença entre azeite, azeite virgem e azeite extra virgem?

O azeite básico, o azeite para tudo

Por fim, o azeite básico, sem menção especial, é um azeite muito mais acessível, composto por azeites refinados e azeites virgens. É o azeite que melhor resiste ao calor e que pode ser utilizado em praticamente todas as receitas.

No entanto, o seu sabor é menos interessante e, por vezes, pode até parecer ligeiramente ácido. É de menor qualidade e quase não contém antioxidantes.