O chefe da república do Bashkortostão confirmou que a explosão na fábrica petroquímica de Sterlitamak ocorreu devido a um ataque com drones.
«O complexo industrial de Sterlitamak foi atacado por dois UAVs. As forças do Ministério da Defesa e dos serviços de segurança das empresas abateram os dois drones. Os destroços caíram na zona industrial, perto da oficina auxiliar. Não houve mortos nem feridos, e a empresa continua a funcionar normalmente», escreveu Radiy Khabirov no seu canal do Telegram.
A julgar pelas imagens das câmaras, ocorreram pelo menos duas explosões na cidade — às 6h22 e às 7h09 da manhã, hora local.
Anteriormente, o presidente de Sterlitamak, Emil Shaimardanov, informou que a explosão ocorreu na oficina de tratamento de água da AO «SNHZ». A oficina sofreu um colapso parcial. «As causas da explosão estão a ser investigadas», escreveu ele.

A AO «Sterlitamak Petrochemical Plant» (AO «SNHZ») é uma empresa na cidade de Sterlitamak especializada na produção de borrachas, ionol e gasolina de aviação. No site oficial é informado que a empresa faz parte do holding químico russo «Roshim».
A distância entre Kharkiv, na Ucrânia, e Sterlitamak, na Rússia, é de 1.914 km.