Os três erros que impedem-no de perder peso, segundo o treinador Juan Antonio Martín

Perder peso não consiste em comer pouco e fazer muito exercício. Existem muitos outros fatores que podem estar a sabotar o seu objetivo.

O verão está a chegar e, como todos os anos, há pessoas que começam a ficar obcecadas em ficar bem em biquíni. Primeiro, relaxe, pode usar biquíni independentemente do seu tamanho. E, segundo, preocupe-se mais em ter um estilo de vida saudável durante todo o ano, e não apenas nos meses que antecedem as férias.

Mas talvez já esteja há algum tempo a tentar atingir um peso saudável e, por mais que ache que está a fazer tudo certo, não consegue perder nem um grama. É o seu caso? Fique tranquila, porque mesmo para essas ocasiões, os especialistas têm uma explicação.

Juan Antonio Martín, personal trainer, explicou nas suas redes sociais as três razões mais comuns que costumam sabotar o seu processo de perda de peso. E não estamos a falar de comer apenas alface e fazer centenas de abdominais. Isso não só é uma tortura, como também não funciona.

Os três erros que impedem-no de perder peso, segundo o treinador Juan Antonio Martín

O especialista fala de três fatores que não costumamos levar em conta entre tantas recomendações que encontramos na Internet e que geralmente são os responsáveis por a balança sempre mostrar o mesmo número. Dê uma olhada, veja se se encaixam no seu caso:

1. Está a superestimar as suas calorias

«Pode estar a comer mais do que pensa. As porções, mesmo de alimentos saudáveis, podem ser maiores do que precisa, por isso reveja as suas quantidades», aconselha. E é o que dizem os especialistas: sempre que puder, coma em pratos pequenos.

Existem alimentos muito saudáveis, como o azeite, o abacate ou os frutos secos. Mas estes três alimentos têm algo em comum: são muito ricos em gorduras. Saudáveis, sim, mas gorduras, afinal de contas. Isso significa que pode e deve comê-los, mas com moderação.

Os três erros que impedem-no de perder peso, segundo o treinador Juan Antonio Martín

2. Stress ou falta de sono

«Normalmente não damos importância, mas isso pode estar a sabotar o seu progresso. Quando não dorme bem ou está constantemente stressado, o seu corpo não queima gordura de forma eficiente», indica Juan Antonio Martín. É preciso dormir para emagrecer? Sem dúvida, sim.

Quando dorme mal, a produção de certas hormonas, como a grelina e a leptina, é alterada, aumentando o apetite e diminuindo a sensação de saciedade. Além disso, o corpo torna-se mais resistente à insulina, o que dificulta a queima de gordura e aumenta o seu armazenamento.

Os três erros que impedem-no de perder peso, segundo o treinador Juan Antonio Martín

3. Falta de consistência

«Um dia faz tudo na perfeição, mas no dia seguinte quebra a rotina. O segredo está na constância, não em ser perfeito todos os dias», aconselha o especialista. Se num dia come apenas o que precisa, presta atenção aos nutrientes, faz exercício e tem uma vida ativa em geral, mas no dia seguinte empanturra-se de hambúrgueres e não sai do sofá, não faz nada.

O que o especialista recomenda é levar uma vida saudável em geral, levando em consideração o seu estilo de vida. Não pode ir ao ginásio todos os dias? Estabeleça uma rotina que seja viável para si, mas não se esforce ao máximo durante dois dias e depois não volte ao ginásio durante todo o mês.