Os hidratos de carbono são tão prejudiciais à saúde como dizem e devemos ter medo deles? Acontece que isso é apenas uma parte da verdade. Se quer ter a certeza de que está a tirar o máximo proveito deste ingrediente, opte pelo amaranto. São os carboidratos mais saudáveis do mundo. Apoiam o coração, reduzem a inflamação e diminuem o açúcar. Melhores do que as batatas.
Uma dieta equilibrada deve ser a base para todas as pessoas. Em princípio, cada refeição deve ser composta por uma dose de proteínas, hidratos de carbono, gorduras saudáveis, bem como minerais e vitaminas escondidos nas frutas e vegetais. No entanto, não faltam vozes na Internet que incentivam a eliminação de determinados macronutrientes, incluindo os hidratos de carbono.
Todos os hidratos de carbono são maus?
A moda de eliminar os hidratos de carbono da dieta está a tornar-se cada vez mais popular. De acordo com muitas pessoas, os hidratos de carbono apenas fornecem calorias, engordam e pioram o bem-estar. Em vez deles, consomem-se maiores quantidades de proteínas ou gorduras. Mas será que todos os hidratos de carbono são tão maus como dizem? Isso é um mito comum.

A adição de carboidratos nas refeições é associada principalmente a pães altamente processados, pobres em fibras e micronutrientes. Esses alimentos definitivamente não são os mais benéficos para a saúde. O consumo em grandes quantidades pode aumentar o risco de desenvolvimento de diabetes, distúrbios metabólicos, mas também quedas de energia após as refeições.
No entanto, nem todos os pães são demonizados. Os hidratos de carbono também podem ser integrais. São sementes de plantas que não foram processadas. São compostos por farelo, gérmen e endosperma. Por isso, não são desprovidos de proteínas, fibra valiosa, vitaminas e minerais.
Como resultado, o consumo de hidratos de carbono pouco processados tem um efeito positivo no organismo. Contêm fitoquímicos, ou seja, compostos vegetais anti-inflamatórios. Têm um efeito benéfico na saúde do coração, no sistema digestivo e em todo o sistema circulatório.
Se queres alimentar-te com hidratos de carbono saudáveis, mas não queres abdicar do pão, não precisas de o fazer. Opta por pães integrais, que são os mais ricos em micro e macronutrientes. Entre os cereais, escolhe a cevada, a quinoa, mas também o menos conhecido amaranto.

Amaranto – um cereal antigo com muitas propriedades
Para nós, o amaranto é uma planta ornamental, mas na antiguidade era considerado um cereal. Era cultivado há mais de 4 mil anos. Em muitas regiões, constituía a base da alimentação, devido à sua composição valiosa.
Os grãos de amaranto contêm grandes quantidades de vitaminas do complexo B, vitamina E, A, C e niacina. Em termos de minerais, ele repõe as deficiências de magnésio, potássio, zinco e ferro. Mas isso não é tudo. As sementes também são ricas em compostos ativos, como quercetina, rutina e ácido galico.
O consumo de amaranto reduz a pressão arterial, o colesterol e os triglicéridos no sangue. Diminui o risco de coágulos e garante uma circulação sanguínea adequada. Além disso, tem efeitos anti-inflamatórios, antivirais e fungicidas no organismo.
Os grãos da antiguidade devem ser consumidos por diabéticos. O amaranto tem um baixo índice glicémico, que é de apenas 37. Isto significa que, após o seu consumo, a concentração de açúcar no sangue aumenta gradualmente. Não ocorrem picos e quedas repentinas de energia.
O amaranto tem muitas propriedades benéficas para o sistema digestivo. A fibra que contém ajuda a acelerar o trânsito intestinal e o metabolismo. Previne a flatulência, a obstipação e acalma qualquer inflamação do sistema digestivo. A fibra pode proporcionar uma sensação de saciedade, o que ajuda na perda de peso.

Como comer amaranto?
O amaranto deve ser consumido apenas após ser cozido. O seu sabor tem um aroma ligeiramente a nozes, que combina tanto com pratos salgados como doces. É ideal para molhos de carne e guisados. Além disso, o amaranto pode ser uma excelente base para gratinados. Também pode ser usado para dar variedade às sopas.
As sementes de amaranto cozidas podem ser adicionadas com sucesso ao iogurte natural ou de frutas. Combina bem com frutas, especialmente frutas vermelhas, como mirtilos, framboesas e morangos. Pode substituir os clássicos e pouco saudáveis cereais matinais ou flocos de aveia. Também pode ser usado para preparar barras energéticas saudáveis caseiras ou biscoitos integrais.