Existe uma preparação muito fácil de fazer que pode melhorar a saúde da pele e da estrutura óssea do corpo humano.
O envelhecimento é uma condição que todas as pessoas enfrentam e que pode enfraquecer o corpo, os ossos e as articulações. Por esse motivo, existe um caldo rico em colagénio que pode retardar significativamente esses efeitos.
Esta proteína é abundante no corpo humano de forma natural, embora a sua produção diminua com a idade. Isso pode trazer graves consequências para o estado geral do corpo, por isso é aconselhável reforçar a sua dose através de um alimento fundamental: o peixe.
Envelhecimento: por que o caldo de peixe pode prevenir?
Uma investigação publicada pela revista Journal of Aquatic Food Product Technology explicou que, apesar da grande quantidade de alimentos com colágeno que existem para retardar o envelhecimento, o peixe se destaca entre eles.
Justamente, o colagénio marinho fornece aminoácidos essenciais e está dentro do tipo um, que está relacionado com 90% do que existe no ser humano. Assim, este elemento é fundamental para o cuidado, a elasticidade e a estrutura da pele, bem como para a resistência dos ossos e tendões.

Os peixes com mais colagénio
Agora, entre as espécies que possuem mais colagénio, destacam-se aquelas que têm uma textura gelatinosa, uma vez que este mesmo tecido é rico em proteínas:
Quais são os benefícios do colagénio no corpo humano?
Existem diferentes tipos de colagénio, sendo a categoria I a mais abundante no peixe. Esta é útil para a pele, tendões, vasos sanguíneos, ossos e órgãos, pelo que traz os seguintes benefícios:
- Reconstrução das células da pele: muitas pesquisas indicaram que o seu consumo ajuda a retardar o envelhecimento, uma vez que reduz as rugas e a secura.
- Aumento da massa muscular: os músculos são formados entre 1% e 10% de colágeno. Ao consumi-lo, podem fortalecer a massa muscular e potencializar o seu funcionamento.
- Alivia as dores articulares: com o passar dos anos, o colágeno diminui no corpo e provoca distúrbios articulares degenerativos, como a artrite. Esta doença pode ser aliviada com o consumo deste nutriente.
- Previne a perda óssea: uma doença comum na velhice é a osteoporose. No entanto, o colagénio pode prevenir a baixa densidade óssea, que está relacionada com o risco de fraturas.

Passo a passo, como fazer um caldo de peixe
De acordo com a receita de Paulina Cocina, existe uma receita mexicana para fazer um caldo de peixe que combina a frescura da carne com vegetais e especiarias. Esta receita rende 6 porções e leva apenas 30 minutos para ser preparada.
Ingredientes
- 1 kg de peixe branco (como corvina, tilápia ou huachinango), limpo e cortado em pedaços
- 3 dentes de alho picados
- 1 cebola branca, picada em pedaços grandes
- 2 tomates vermelhos, picados
- 2 cenouras, descascadas e cortadas em rodelas
- 2 talos de aipo, picados
- 1 ramo de coentros
- 1 folha de louro
- 1 colher de chá de cominho em pó
- Sal a gosto
- 1 malagueta jalapeño, picada (opcional)
- Água

Instruções
- Aqueça um pouco de óleo numa panela grande e adicione a cebola, a malagueta e o alho. Quando a cebola estiver transparente, junte os tomates e cozinhe até ficarem macios.
- Adicione as cenouras, a folha de louro, o coentro e o aipo.
- Coloque o peixe cortado em pedaços e cubra tudo com água.
- Polvilhe com cominho e adicione sal a gosto.
- Deixe o caldo ferver e depois diminua o fogo para médio-baixo.
- Cozinhe em fogo brando por 20 a 30 minutos até que o peixe esteja cozido e se desfaça.
- Retire o peixe da panela e reserve. Se desejar um caldo mais claro, coe os sólidos.