O café é uma das bebidas mais populares do mundo. Não só é um excelente estimulante, como também ajuda o organismo. Se quiser tornar o seu café da manhã ainda mais saudável, pode adicionar pasta de pistache. Isto irá enriquecer o seu sabor e as suas propriedades benéficas para a saúde. Descubra porque vale a pena adicionar pasta de pistache ao café.
O sabor do café pode ser enriquecido de várias maneiras. Os aditivos mais populares são, obviamente, natas, açúcar ou xaropes aromatizados. Infelizmente, estes ingredientes, embora saborosos, não são dos mais saudáveis. Uma escolha melhor são os intensificadores de sabor naturais, que tornam o café ainda mais benéfico para o organismo. O que adicionar ao café além de especiarias como canela, cardamomo ou noz-moscada? Pasta de pistache. No artigo a seguir, vamos descobrir quais são as propriedades do café com creme de pistache caseiro.
Quais são as propriedades do café?
Beber café tem um efeito excelente no organismo. Em primeiro lugar, tem um efeito benéfico no sistema nervoso, estimula, melhora a memória e a concentração, além de ajudar a prevenir doenças neurodegenerativas, como Alzheimer e Parkinson. Também lhe são atribuídas propriedades antidepressivas e melhoradoras do humor. Beber café regularmente também tem propriedades reguladoras dos níveis de açúcar e colesterol no sangue. Vale a pena acrescentar que o café consumido em quantidades razoáveis tem um efeito positivo no sistema circulatório.

Ajuda também a acelerar o metabolismo, auxiliando no processo de emagrecimento e queima de gordura. O café também tem ação antioxidante, ajudando o organismo a combater os efeitos nocivos dos radicais livres, além de melhorar o funcionamento do fígado. Como se pode ver, esta bebida apoia o organismo de forma abrangente e, ao adicionar pasta de pistache, tornamo-la ainda mais saudável.
Por que vale a pena adicionar pasta de pistache ao café?
Sobremesas e bebidas com pistache estão em alta há algum tempo, tanto nos cardápios dos cafés quanto na internet. A pasta de pistache combina perfeitamente com o sabor do café, vale a pena escolher uma sem adição de açúcar e óleo de palma. Você também pode prepará-la facilmente em casa. Essas nozes são um ótimo complemento para uma dieta saudável.

As pistácias têm um efeito benéfico no sistema cardiovascular, o seu consumo reduz o risco de aterosclerose e doenças coronárias. Curiosamente, as pistácias são uma boa escolha para quem está a fazer dieta, pois contêm menos gordura e calorias do que outras nozes.
Além disso, são uma das melhores fontes de ácidos gordos insaturados, o que ajuda a manter o coração saudável, reduz o nível de colesterol «mau» no sangue e tem um efeito benéfico no sistema nervoso, incluindo o funcionamento do cérebro, além de ajudar a manter a pele saudável. Têm também um baixo índice glicémico e propriedades que ajudam a manter os níveis de açúcar no sangue normais. Por isso, podem fazer parte da dieta de diabéticos e pessoas com resistência à insulina.

Vale a pena acrescentar que as pistácias contêm carotenóides, que promovem a saúde dos olhos e os protegem contra doenças. Também estão presentes vitamina E, que é um poderoso antioxidante e ajuda a manter a pele jovem, e vitaminas do complexo B, que, entre outras coisas, apoiam o sistema nervoso, o sistema circulatório e influenciam os processos metabólicos que ocorrem no organismo. Não faltam minerais, como o potássio, que regula a pressão arterial, ou o zinco, que ajuda a imunidade e a saúde dos olhos. As pistácias contêm flavonóides, que têm propriedades anti-inflamatórias, antienvelhecimento e anticancerígenas.

Como fazer pasta de pistácias em casa?
Preparar pasta de pistache caseira é extremamente simples, basta ter:
- 150 g de pistache sem sal e descascado,
- 3 colheres de sopa de azeite de boa qualidade,
- uma pitada de sal,
- opcional: 2 colheres de sopa de adoçante à escolha, por exemplo, mel, eritritol, xilitol ou estévia.
Comece por torrar as pistácias, pode fazê-lo no forno (15 minutos a 160 graus) ou numa fritadeira sem óleo. Em seguida, coloque todos os ingredientes num liquidificador e misture bem.

Como preparar café com pasta de pistache? Comece por preparar o seu café favorito, recomendamos o feito com grãos moídos na hora. Em seguida, adicione duas colheres de chá de pasta de pistache à chávena. Deite o leite espumoso e adicione um shot de café expresso. Decore a bebida com pistaches picados.