Não apenas para emagrecer. O «Ozempic» pode dar esperança e resolver outro problema.

De acordo com um novo estudo publicado na revista European Neuropsychopharmacology, o medicamento Ozempic pode ser a solução para outro problema de saúde comum e pode ser usado não apenas para diabetes e perda de peso.

Quando se fala do medicamento Ozempic, a primeira coisa que vem à mente é o tratamento da diabetes e a perda de peso. No entanto, este medicamento tem outras vantagens.

De acordo com um estudo publicado na revista European Neuropsychopharmacology, o uso de injeções semelhantes pode ajudar a reduzir a dependência de cocaína e outras drogas. O estudo mostrou que, em pacientes em fase de recuperação, a probabilidade de recaída diminui em 52%.

«Estudos anteriores, realizados tanto pelo nosso grupo como por outros, mostraram que o semaglutida pode reduzir o consumo de álcool e o desejo por ele em pessoas e animais», começou Elizabeth Yellhag, uma das líderes do estudo.

Um novo efeito promissor do Ozempic

Este é o primeiro estudo a revelar o potencial do semaglutida, presente nestes medicamentos, como alternativa para combater a dependência da cocaína. «É importante notar que também descobrimos que, após um período de abstinência, os animais que tomaram semaglutida apresentaram uma redução de 62% no desejo por cocaína e uma redução de 52% na motivação.

No entanto, ele adverte sobre os resultados alcançados: «Este estudo foi realizado em animais, portanto, no momento, não podemos afirmar que temos um tratamento eficaz para a dependência da cocaína em humanos». Por isso, ele observa que, para compreender o verdadeiro impacto desse tipo de medicamento no combate à dependência química, serão necessários estudos em maior escala com a participação de humanos.

«Estes são resultados muito promissores, que enfatizam a necessidade de realizar estudos em seres humanos, especialmente considerando que, atualmente, não existem métodos farmacológicos para o tratamento da dependência da cocaína».

Efeitos colaterais do Ozempic

Nos últimos meses, foram registrados alguns efeitos colaterais comuns em pessoas que tomam medicamentos semelhantes. Conheça os mais comuns.

«Vulva Ozempica»

«Este é um dos efeitos secundários mais recentes relatados por mulheres. É chamado de «Vulva Ozempica» e afeta os lábios vaginais, que acabam ficando flácidos e com aparência envelhecida. A perda repentina de peso pode levar à flacidez visível da pele, ao seu envelhecimento e ao aparecimento de rugas em todo o corpo», disse a obstetra e ginecologista Sherry Ross ao jornal The New York Post.

«Rosto Ozempico»

Um dos utilizadores disse ao jornal The New York Times que o seu rosto «parece exausto e envelhecido». «A perda rápida de peso leva à perda de volume facial, mas também pode afetar a produção de colagénio e elastina na pele», explicou a cirurgiã plástica Jennifer Levine ao jornal. «O rosto de uma pessoa que usa Ozempic pode parecer magro, envelhecido e flácido. Imagine uma uva passa.»

«Seios Ozempic»

Este termo foi usado para descrever a flacidez dos seios. «Se perdeu muito peso num curto período de tempo com a ajuda de medicamentos injetáveis para emagrecer, como Ozempic, Wegovy ou Mounjaro, pode ter notado que, assim como o seu rosto, os seus seios também começaram a «cair», começou Walter Joseph, médico e cirurgião plástico americano, num vídeo publicado no Instagram. Na mesma rede social, ele explicou que, «tal como no caso do “rosto Ozempic”, a perda de peso significativa e rápida não dá à pele tempo suficiente para se recuperar, recuar e contrair».

«Dedos Ozempic»

Várias mulheres relataram um efeito colateral supostamente associado ao uso do medicamento Ozempic. Esse fenômeno tem até um nome: “dedos Ozempic”. «Nunca pensei que a perda de peso também afetasse as minhas mãos, mas, de repente, o meu anel de noivado ficou pequeno. Ele girava no meu dedo e quase caiu. Agora, tenho medo constante de o perder», disse Jessica, professora de Houston (EUA), em entrevista ao jornal New York Post.