Todos os peixes são saudáveis, mas o seu valor nutricional depende da sua alimentação.
Os peixes predadores, especialmente os de água doce, alimentam-se de outros peixes e a sua carne contém metais pesados, que são pouco benéficos para o organismo humano.
Mas, ao mesmo tempo, é precisamente na carne das espécies predadoras que se encontra uma grande quantidade de gorduras. O peixe criado artificialmente é menos saudável do que o criado em condições naturais.
Então, qual é o peixe mais saudável?
A primeira coisa a reter é que a maior parte das substâncias saudáveis se encontra no peixe não congelado.
Quase todas as dietas eficazes recomendam comer peixe várias vezes por semana, por isso, se quer perder peso de forma saudável, escolha frutos do mar frescos e cozinhe-os no vapor.
Tipos de peixes
- Salmónidos (salmão rosa, salmão vermelho, salmão prateado e truta). Consumindo salmónidos regularmente, irá retardar os processos de envelhecimento do organismo e prevenir doenças cardiovasculares e aterosclerose. No entanto, lembre-se de que as substâncias valiosas dos salmões são destruídas pelo calor, por isso é melhor não fritá-los, cozinhá-los ou refogá-los, mas sim salgá-los.
- Bacalhau (bacalhau, hake, escamudo, lota). Este é o tipo de peixe mais dietético. O bacalhau é muito útil para crianças e mulheres grávidas, pois contém uma grande quantidade de proteínas, cálcio e fósforo. Além disso, o bacalhau aumenta a resistência do organismo a processos inflamatórios e doenças respiratórias.
- Percas (perca e lúcio). Contêm grande quantidade de substâncias úteis e proteínas. A carne destes peixes não é muito gorda, por isso muitas dietas eficazes incluem percas no seu menu. Também são úteis para regular o açúcar no sangue e em doenças da tiróide.
- Arenóides (arenque, sardinha e peixe-agulha). Não ficam atrás dos tipos mais caros em termos de utilidade, contêm uma grande quantidade de vitaminas, microelementos e gorduras de fácil digestão.
- Carpas (carpa e carpa-comum). Têm carne saborosa e macia. São úteis em doenças do sistema músculo-esquelético, da tiróide, da pele e das mucosas.
- Lúcio. Peixe que contém substâncias com propriedades antivirais e antibacterianas.
O consumo frequente de lúcio é uma excelente prevenção contra doenças virais. Além disso, este peixe tem pouca gordura, sendo ideal para dietas alimentares.