O que é o cuscuz? Quais são as diferenças entre bulgur e cuscuz? Receita de cuscuz escaldado com água fervente ou caldo, salsa, azeite e sumo de limão.
Ultimamente, tenho preparado muito cuscuz simples ou com vários legumes frescos (salada de cuscuz). Gostamos muito do sabor e da textura, mas também do facto de ser rápido de preparar. É um tipo de acompanhamento ou prato instantâneo, mas com ingredientes naturais.
Na maioria das vezes, preparo este cuscuz com água fervente salgada e azeite, sumo de limão e salsa. Não é errado usar sopas de legumes ou carne, manteiga (em vez de azeite), bem como um pouco de alho, cebola verde, tomates frescos, azeitonas, etc. Em seguida, preparamos uma salada de cuscuz! A hortelã fresca e a casca de limão ralada conferem-lhe uma frescura especial! Estes dois ingredientes não são obrigatórios, mas recomendo-os. Um prato saudável para o jejum ou um acompanhamento saboroso para carnes assadas ou guisados com molho.

Quais são as diferenças entre o cuscuz e o bulgur?
O cuscuz é um produto semiacabado feito de grãos de trigo duro, triturados, comprimidos e processados a vapor. O cuscuz não precisa ser cozido, apenas escaldado com água ou caldo quente. Em poucos minutos, ele absorve os líquidos quentes e incha. É usado principalmente no Norte de África (Magrebe), mas também no Oriente Próximo (menos).
Sobre as diferenças entre cuscuz (couscous ou cous cous) e bulgur, falámos em detalhe aqui, na receita de bulgur com tomate, alho e manjericão.
O bulgur é uma mistura de cereais descascados, partidos em pedaços grandes, pré-cozidos e depois secos. Em geral, utiliza-se trigo duro (durum). A cozinha do Oriente Próximo e Médio utiliza intensamente o bulgur, incluindo-o em receitas muito saborosas. É uma alternativa ao arroz.
Encontramos tanto cuscuz como bulgur no comércio, em todos os supermercados. Estes são embalados em caixas ou sacos.
Pode seguir as instruções de preparação na embalagem ou aplicar uma regra geral (que sempre funcionou para mim): 1 parte de cuscuz seco para 2,5 partes de água ou caldo.
Assim, ele absorverá todo o líquido e não ficará aguado. Com 250 g de cuscuz seco, rende cerca de 2 a 4 porções (dependendo se for acompanhamento ou prato principal).
Cuscuz, a receita mais simples – como preparar cuscuz?
- Tempo de preparação: 5 minutos
- Tempo de cozimento: 5 minutos
- Porções: 2-4 porções de cuscuz
Ingredientes
- 250 g de cuscuz
- 625 ml de água ou caldo
- sal
- 2 colheres de sopa de azeite ou 30 g de manteiga
- um punhado de ervas aromáticas (salsa, endro, hortelã, cebolinha)
- um pouco de sumo de limão
- opcional: um pouco de casca de limão ralada
Como se faz a receita de cuscuz simples?
Ingredientes para a receita mais simples de cuscuz
Coloque o cuscuz seco numa tigela grande e resistente ao calor (cerâmica, metal).
Prepare as ervas aromáticas (salsa e endro) e o limão.
Medi 650 ml de água (evaporam-se mais 25 ml ao ferver) e coloquei-a a ferver numa panela pequena juntamente com 1/2 colher de chá de sal. O sal é adicionado agora, na água, para que seja absorvido pelos grãos de cuscuz. Enquanto a água fervia, piquei as ervas aromáticas.

Como se cozinha o cuscuz?
Deitei a água a ferver sobre o cuscuz na tigela. Não misturei para não perder o calor! Imediatamente, tapei a tigela com um prato grande ou com uma tampa.
Deixei tudo repousar durante 20 minutos. Dependendo do tipo de cuscuz, a maceração pode demorar 25 ou 30 minutos. Era assim que estava quando levantei a tampa. Não havia mais nenhuma gota de água! Provei 2-3 grãos e estavam macios, mas com uma textura al dente. Perfeito!

Como se solta o cuscuz com um garfo?
Com uma garfo, soltei todo o cuscuz da tigela, de um lado ao outro.
Parece compacto no início, mas à medida que o arejamos com o garfo, ele fica solto e macio. Agora, coloquei 2 colheres de sopa de azeite (pode colocar manteiga ou uma mistura de manteiga com azeite). Que aroma delicioso!
Provei o sal e estava bom. Pode corrigir o tempero a qualquer momento.
Por fim, coloquei as ervas picadas sobre o cuscuz na tigela e misturei com cuidado. A primavera no prato!
O meu conselho é provar o cuscuz neste momento. Agora pode brincar com o sumo e a casca ralada de limão ou com hortelã (não exagere!). A gosto! Se quiser, retire um pouco do cuscuz para uma tigela e experimente com uma porção menor. Faça o mesmo com os acréscimos de alho ou cebolinha (chives). Dica: se quiser fazer uma salada de cuscuz, é melhor deixá-lo arrefecer antes de adicionar os legumes frescos.

Servir cuscuz: a receita mais simples
Gostamos deste cuscuz simples enquanto está quente, mas é igualmente saboroso quando frio.
Costumamos guarnecê com fatias de tomate, pimentão ou pepino, que dão um toque de frescor ao prato. Também gostamos dele sozinho, simples ou com iogurte grego por cima, mas também como acompanhamento de carnes, peixe frito ou legumes assados ou grelhados.
Acho que já o convenci a experimentar esta receita simples de cuscuz. É muito saborosa e saudável!