Quando somos pequenos, tendemos sempre a torcer o nariz diante dos vegetais e deixamos as nossas mães desesperadas. À medida que crescemos, aprendemos a apreciá-los e, quando descobrimos como cozinhar vegetais de forma saborosa, graças à experiência e também à nossa criatividade, não conseguimos mais passar sem eles. Os legumes proporcionam-nos grande satisfação, permitem variar o menu diário de forma simples e são bons para a saúde.
As receitas com legumes são infinitas, é verdade: vamos então rever algumas das mais fáceis e saborosas, com diferentes métodos de cozedura: na frigideira, no forno, na fritadeira de ar quente, no vapor: os legumes são sempre deliciosos!
Como cozinhar legumes na frigideira
Os legumes salteados na frigideira são um verdadeiro trunfo na cozinha: são rápidos de preparar, saborosos e podem tornar-se um acompanhamento perfeito para todos os pratos de carne e peixe. Se quiser, também podem ser um molho saboroso para massas.
Para decidircomo cozinhar os legumes na frigideira, temos muitas opções à escolha. Basta adicionar, de vez em quando, alguns ingredientes que fazem a diferença. Alguns exemplos? No caso dos funcho na frigideira, o toque extra é dado pelosfiletes de anchovas em óleo e pelas azeitonas pretas; quando fazemos alcachofras, em vez disso, entra em cena o vinho branco.
Quanto às cenouras na frigideira, podemos usarmanteiga em vez de azeite. Os pimentos cozinhados na frigideira em molho agridoce são irresistíveis, assim como a abóbora temperada com vinho branco, alecrim e pimenta preta. E depois a escarola com azeitonas taggias e pinhões, a couve com vinho tinto: há para se deliciar o ano inteiro! Na maioria dos casos, trata-se de receitas que também podemos preparar com legumes congelados.

Como cozinhar legumes no forno
Os legumes no forno são um capítulo igualmente vasto e saboroso. Neste caso, um grande valor acrescentado é representado pela deliciosa crosta que se forma na superfície. Podemos escolher entre acompanhamentos e entradas leves e simples (como os rolinhos de abobrinha e as abobrinhas e berinjelas “amolecidas”) epratos mais substanciososcomo o couve-flor gratinado com bechamel ou as almôndegas de acelga com queijo. Todos deliciosos (na verdade, talvez ainda mais deliciosos) mesmo no dia seguinte.

Como cozinhar legumes na fritadeira de ar quente
Depois de descobrir a fritadeira de ar quente, é impossível voltar atrás. É muito prática, permite cozinharcom pouca gordura e poupa tempo antes, durante e até no final de cada preparação. Quando se trata de vegetais, torna-se uma aliada insubstituível. Também neste caso, podemos optar por uma boa mistura: por exemplo, abobrinhas, berinjelas, cenouras, batatas.
Esses mesmos legumes, mesmo cozinhados individualmente, revelam-se perfeitos para a fritadeira de ar quente. Recomendo também que experimentem, se ainda não o fizeram, os espargos, os tomates recheados com cuscuz (para saborear como entrada ou prato único) e os pimentos assados.

Como cozinhar legumes no vapor
Os legumes cozidos no vapor são ideais quando queremos um acompanhamento leve e delicado. Os brócolos, por exemplo, ficam ótimos e podemos temperá-los como mais gostarmos, mesmo que seja apenas comazeite, sal e pimenta.
As cebolas cozidas no vapor recheadas comqueijo, cenoura e queijo scamorza fumado são deliciosas: sirva-as quando tiver convidados! Também aprecio muito a chicória e os espinafres cozidos no vapor, um acompanhamento perfeito para qualquer prato principal.
E como cozinha os legumes para torná-los ainda mais saborosos?