Hora de quebrar um velho tabu: o chocolate preto aumenta o metabolismo, ajuda a perder peso, estabiliza o açúcar no sangue, controla o apetite e reduz os desejos.
Se está a tentar perder peso, certamente já lhe disseram para ficar longe do chocolate. Bem, isso pode ser apenas um conselho parcialmente correto. Porque na sua versão mais escura, o chocolate tem benefícios tão singulares como ajudar a perder peso, estabilizar o açúcar no sangue, controlar o apetite e reduzir os desejos. Também tende a melhorar o seu humor, diminuindo o desejo de consumir alimentos reconfortantes que não precisa.
O chocolate amargo de boa qualidade oferece alguns dos mesmos benefícios saudáveis que a maioria dos vegetais de folhas verdes. Quando consumido em pequenas quantidades, premissa fundamental, o chocolate preto pode ajudar a baixar a pressão arterial, aumentar a circulação e prevenir a arteriosclerose, todos aspetos muito importantes se tiver problemas de peso.
Além disso, deve saber que o chocolate preto é rico em flavonoides, que ajudam a reduzir a resistência à insulina e a prevenir picos nos níveis de açúcar no sangue, o que geralmente significa que ajuda a evitar comer em excesso.

Melhora o metabolismo
Um estudo realizado na Queen Margaret University revelou resultados curiosos sobre como o chocolate preto afeta o metabolismo das gorduras e dos hidratos de carbono. O chocolate preto tem um impacto impressionante na forma como o corpo sintetiza os ácidos gordos, o que reduz a digestão e a absorção de gorduras e hidratos de carbono.
Como resultado do exposto acima, quem come chocolate sente uma sensação de saciedade. O truque está em escolher o tipo certo de chocolate. Mais concretamente, a escolha deve recair sobre o chocolate preto que contém pelo menos 70 por cento de cacau.

Controla o apetite
Três hormonas (insulina, grelina e leptina) controlam o apetite. A insulina controla a transferência de açúcar da corrente sanguínea para as células do corpo. A grelina é produzida para aumentar o apetite, enquanto a leptina tem o efeito oposto. Pessoas resistentes à insulina perdem a capacidade de se sentirem saciadas.
Melhora a sensação de bem-estar
Os hidratos de carbono açucarados podem ajudar a sentir-se bem e relaxado, mas não alerta nem concentrado. Os polifenóis do chocolate amargo têm um efeito profundo na sua sensação de bem-estar. Quando se sente bem, tende a comer menos para procurar um descanso.
Por exemplo, um estudo clínico realizado pela Universidade de Swinburne, na Austrália, demonstrou como os polifenóis do chocolate amargo aumentam a calma e a sensação de satisfação em pessoas que consomem chocolate amargo durante 30 dias.
O chocolate preto contém anandamida, um tipo de lípido conhecido como «a substância química da felicidade». Esta substância química não permanece por muito tempo porque se decompõe facilmente. O chocolate amargo, no entanto, contém substâncias químicas que inibem a decomposição deste lípido, proporcionando uma sensação duradoura de paz e bem-estar.

Que quantidade de chocolate deve comer
Obviamente, essa deliciosa indulgência tem um preço. Uma onça de chocolate amargo com 60% ou mais de cacau equivale a 170 calorias. Para aproveitar ao máximo os benefícios do chocolate amargo, não há outra opção a não ser comê-lo com muita moderação. Duas a três vezes por semana deve ser suficiente.
Teor de gordura
O chocolate preto contém gorduras saturadas. Nem todas as gorduras saturadas são más e as gorduras boas são necessárias quando se trata de perder peso. O chocolate preto contém três tipos de gorduras: ácido oleico, ácido esteárico e ácido palmítico.

O ácido oleico é uma gordura monoinsaturada que reduz o colesterol. O ácido esteárico, quando metabolizado, é convertido em ácido oleico. Foi demonstrado que o ácido palmítico aumenta os níveis de colesterol; no entanto, quando combinado com ácido oleico e esteárico, os efeitos gerais sobre o colesterol são irrelevantes.