Nem todas as férias de verão precisam envolver viagens internacionais. A Grã-Bretanha e a Irlanda têm alguns destinos de férias de classe mundial – e a comida que se encontra lá é tão especial quanto a paisagem.
Aqui, chefs famosos compartilham os seus destinos favoritos para férias em casa e o que adoram comer lá.
1. Ostras em Whitstable, Kent
Para Tom Kerridge, uma viagem a Whitstable é o melhor programa de verão britânico.
“Nada supera o Whitstable Oyster Festival – mesmo que eu seja alérgico a marisco e não possa comê-lo!
Há algo mágico nas cidades litorâneas britânicas com portos de pesca, cheias de gente, desfrutando dos produtos locais em um dia de verão.”
2. Linguado assado em Brighton
Para os chefs que vivem em Londres, umas férias curtas significam muitas vezes ir a Brighton por um ou dois dias e saborear o peixe fresco que lá se oferece.
«Adoro Brighton. Para mim, é como Londres à beira-mar, sempre ótima para uma escapadela rápida», diz Aldo Zilli, chef principal do Elaine’s, em Londres.
«Sempre que visito, o meu prato preferido é o linguado assado do Regency Restaurant. Há mais de meio século que serve marisco fresco e tem uma vista fantástica para o cais.»
3. Garras de caranguejo em Howth
Quando se trata de férias de verão, são as coisas simples que Anna Haugh mais aprecia.
«O importante é comer à beira-mar e desfrutar do verão irlandês», diz a chef de televisão. “Para mim, caranguejo com manteiga de ervas é o cheiro do verão, e as patas de caranguejo em Howth são especiais.
“Meu pai ainda viaja para Howth e volta com caranguejo e outras delícias dos peixeiros. Certa vez, ao consertar a caldeira de uma pessoa, ele recebeu um balde de patas de caranguejo como gorjeta. Ele não poderia estar mais feliz!”
4. Fish and chips em Ballycastle
Existe algo melhor do que peixe com batatas fritas à beira-mar? A chef irlandesa Suzie Lee acha que não.
A sua memória favorita do verão é pegar o clássico embrulhado em papel “na loja de peixe com batatas fritas Morton’s, em Ballycastle, e comê-lo sentada nos bancos de piquenique com vista para o mar.
“Esse lugar é uma instituição e tem mais de 100 anos. Sempre há uma fila enorme!”
5. Sanduíche de caranguejo e uma cerveja na Cornualha
«Para mim, o melhor do verão é uma cerveja da Cornualha e uma sanduíche de caranguejo num pub, em algum lugar como Port Isaac», diz Rick Stein, superfã da Cornualha.
«É uma sanduíche que raramente é muito elaborada: apenas carne branca (ocasionalmente um pouquinho de carne marrom), maionese e talvez um pouco de alface picada ou rúcula.
“Fica melhor com maionese caseira, um pão branco de boa qualidade e – é claro que eu diria isso – caranguejo da Cornualha.”
6. Gelado cremoso em Minehead
A nostalgia desempenha um papel importante na guloseima favorita de Poppy O’Toole nas férias.
“Nada supera um Mr Whippy na praia, especialmente com chiclete, framboesa e xarope de limão. Não, o meu pedido não mudou desde que eu tinha cerca de oito anos.
“Sempre me sinto nostálgica, pois a minha família adorava passar férias numa caravana à beira-mar, e uma parada para tomar sorvete era parte indispensável da viagem.”
7. Chá com creme em Woolacombe
Lorraine Pascale acha difícil superar um chá com creme (figurativamente falando) no verão, a guloseima britânica por excelência.
«Adoro sentar-me na praia de Woolacombe, em Devon, com um scone, natas frescas e compota de morango. Melhor ainda se houver morangos frescos cortados também!»
8. Sardinhas grelhadas em Brixham
Matt Tebbutt também adora fugir para Devon no verão, mas viaja por causa do peixe.
«Devon é a nossa opção mais próxima para praias de excelência, mas, mais importante ainda, para marisco de excelência. Passamos muito tempo em Dartmouth, que é ótimo para um almoço completo de marisco.
Acabámos de estar em Brixham para o festival da sardinha, onde fiz uma demonstração culinária. É um peixe subestimado neste país, mas uma verdadeira iguaria para mim, grelhado na brasa.»
9. Gelado caseiro no campo
“A minha guloseima favorita nas férias de verão britânicas é o gelado caseiro”, diz Clodagh McKenna, que passa todo o verão escondida no campo britânico.
Sempre à procura de lojas e cafés rurais que fazem as suas próprias guloseimas geladas, McKenna adora sabores novos:
“Adoro experimentar coisas novas!”