Chá do conde inglês. Melhora a digestão, reduz a pressão arterial e acalma

Muitas pessoas não conseguem imaginar uma tarde sem uma chávena de Earl Grey. Esta bebida é difícil de confundir com qualquer outro tipo de chá, devido ao seu sabor e aroma característicos.

Curiosamente, o Earl Grey pode ter efeitos benéficos para o organismo. Por que vale a pena beber este chá e como deve ser preparado? Explicamos.

Earl Grey – o chá do conde inglês

Earl Grey é um tipo de chá aromatizado. O seu aroma único deve-se à adição de óleo de bergamota. Este chá provavelmente recebeu o nome em homenagem a Charles Grey, 2.º conde de Grey, que recebeu a mistura como presente de um rajá indiano ou de um funcionário chinês (existem várias teorias sobre a origem do nome).

Curiosamente, o Earl Grey pode ser utilizado como ingrediente em vários tipos de bolos ou sobremesas. Entre outras coisas, são populares o bolo com Earl Grey e o gelado de chá.

Chá do conde inglês. Melhora a digestão, reduz a pressão arterial e acalma

Por que vale a pena beber chá Earl Grey?

Beber chá Earl Grey tem um efeito positivo no organismo. Esta bebida pode regular a pressão arterial e apoiar o funcionamento do sistema digestivo. Além disso, o óleo de bergamota, presente na composição do chá, tem propriedades calmantes. Por isso, vale a pena tomar uma chávena de Earl Grey quando queremos acalmar os nervos.

Tal como acontece com outros tipos de chá preto, recomenda-se beber cerca de 3-4 chávenas por dia. É importante notar que nem todos podem consumir esta bebida. As pessoas alérgicas à bergamota e aquelas que são particularmente sensíveis à cafeína devem evitar o Earl Grey.

Curiosamente, o Earl Grey contém catequinas, que são poderosos antioxidantes. Essas substâncias reduzem a quantidade de radicais livres responsáveis pelo stress oxidativo. Assim, podem reduzir o risco de desenvolvimento de muitas doenças graves.

Como preparar o Earl Grey?

A forma de preparar o chá Earl Grey pode variar dependendo do produto específico. Para este fim, o mais adequado é água quente a uma temperatura de cerca de 95 graus Celsius. Para uma chávena, deve-se usar cerca de 0,5 a 1 colher de chá de chá seco. No caso do chá em saquinhos, é simples: use um saquinho. O tempo de infusão é de cerca de 3 minutos, com a chávena tapada.

Chá do conde inglês. Melhora a digestão, reduz a pressão arterial e acalma

Vale a pena mencionar que, na maioria das vezes, o chá Earl Grey pode ser infundido várias vezes. No entanto, é importante lembrar que, a cada infusão, o tempo deve ser prolongado. Caso contrário, o Earl Grey pode não ter o mesmo sabor da primeira infusão.