O Dia da Mãe é uma excelente ocasião para preparar um bolo delicioso. A nossa sugestão é uma sobremesa rápida de fazer, que não precisa de ir ao forno e tem um aspeto muito apelativo. O bolo cappuccino, que é o que estamos a falar, vai dar um toque especial a qualquer festa em família, incluindo a do Dia da Mãe.
O bolo cappuccino para o Dia da Mãe pode ser preparado até por crianças que não têm experiência com o forno. O seu segredo está na combinação perfeita de natas, café e cacau. O aroma da sobremesa é determinado pela qualidade dos ingredientes.
Bolo – presente para o Dia da Mãe
O Dia das Mães que se aproxima nos faz pensar em presentes, e todas as mães ficarão felizes com um bolo preparado pelos filhos. No entanto, nem todos são pasteleiros natos, por isso a nossa pequena sugestão. O bolo cappuccino é um daqueles sobremesas que não tem como errar. Nada vai desmoronar, porque não precisa de ir ao forno. Ninguém vai se queimar durante a preparação, porque o forno não vai ser ligado. Basicamente, os únicos utensílios de cozinha necessários são uma batedeira, alguns pratos e um frigorífico.

Este bolo é feito à base de creme de cappuccino, natas e bolos. Quando cortado, tem um aspeto muito impressionante e elegante, mesmo que não consiga espalhar o creme uniformemente. Não é um produto gorduroso nem açucarado, não é muito doce e o aroma do café confere-lhe um caráter requintado. O bolo de cappuccino deve ser conservado no frigorífico para que a natas e o creme não derretam. No entanto, normalmente desaparece imediatamente dos pratos.
Bolo de cappuccino sem cozedura para o Dia da Mãe
O bolo de cappuccino para o Dia da Mãe pode ser preparado sem cozedura, de preferência no dia anterior. Embora a sua preparação demore apenas uma hora e meia, a sobremesa requer algumas horas, de preferência toda a noite, no frigorífico. Isto permitirá que os ingredientes se concentrem e os aromas se misturem. A receita do bolo cappuccino parece complicada, mas não desista. Seguindo passo a passo, obterá um resultado espetacular.

Ingredientes para o creme de café:
- 350 ml de café muito forte,
- 250 g de queijo mascarpone,
- 350 ml de natas 36%,
- 2 colheres de sopa de açúcar,
- 2 colheres de sopa de gelatina.
Ingredientes para o creme straciatella:
- 500 ml de natas 36%,
- 90 g de chocolate amargo ou chocolate em flocos,
- 1 colher de sopa de açúcar em pó,
- 1,5 colheres de sopa de gelatina.
Outros ingredientes:
- 15 biscoitos ou bolachas redondas,
- cerca de 16-18 biscoitos longos “Long fingers”,
- 2-3 colheres de cacau,
- 250 ml de café forte,
- 50 ml de ponche ou licor de café.
Preparação:
No fundo da forma, coloque os biscoitos bem juntos e molhe a gelatina em um pouco de água fria.
Prepare o creme de café: bata as natas em ponto de chantilly, adicione o mascarpone e o açúcar e misture até obter uma massa homogénea. Dissolva a gelatina no café quente, mexendo bem, e passe essa solução por um coador para a massa cremosa. Despeje a massa sobre os biscoitos e leve ao frigorífico por meia hora.

Misture um copo de café com o licor. Sobre o creme arrefecido, disponha os biscoitos compridos e, em seguida, molhe-os delicadamente com a mistura de café e licor. Tenha cuidado para que o líquido seja distribuído uniformemente e para que os biscoitos não se partam.
Agora é hora do creme straciatella. Se não tiver flocos de chocolate, rale uma barra com um ralador grosso ou pique-a. Bata as natas em ponto de chantilly, misture cuidadosamente com o açúcar e o chocolate picado. Dissolva a gelatina em um pouco de água quente e, em seguida, adicione cuidadosamente à mistura, mexendo sempre.
Espalhe a mistura sobre a camada de pão-de-ló e alise bem. Polvilhe uma camada de cacau por cima. Leve o bolo ao frigorífico por pelo menos seis horas. Coloque-o num recipiente ou cubra-o com filme plástico para que não absorva odores enquanto endurece.