O seu bolo de limão está um pouco seco? Isso vai mudar! O chef Cyril Lignac revela o seu truque genial para obter um bolo que derrete na boca sempre.
Sempre que passa por uma pastelaria ou padaria, não consegue resistir: rende-se a uma generosa fatia de bolo de limão. O que mais gosta nesta pastelaria é a sua textura derretida, quase húmida, e o sabor explosivo do limão na boca.
Este pequeno toque ácido combinado com a suavidade do bolo faz as suas papilas gustativas deliciarem-se. Infelizmente, quando tenta reproduzir a receita em casa, o resultado não é o mesmo. Não importa a quantidade de sumo de limão e raspa que você acrescenta à massa, o bolo nunca fica tão macio e perfumado como na pastelaria… Não desista tão depressa! Na RTL, o chef Cyril Lignac revelou a sua técnica para fazer um bolo de limão ultra macio e perfumado. Qualquer pessoa pode fazer e faz toda a diferença. Algo nos diz que vamos tentar descobrir o segredo…

Para que o bolo saia fofo do forno, tendemos a pensar que a massa precisa ser mais líquida. Então, duplicamos a dose de sumo de limão. É uma armadilha! Na verdade, a humidade tende a evaporar durante o cozimento. Não adianta se cansar a espremer uma tonelada de limões, é preciso fazer de outra forma. Para garantir uma textura incomparavelmente macia, o chef Cyril Lignac encontrou uma solução muito eficaz. Depois de cozer o bolo lentamente, mas por muito tempo para manter a maciez (45 minutos a 165 °C), ele desenforma-o imediatamente.

Porquê? Por um lado, para que não continue a cozer com a inércia da forma e, por outro, para o regar com um xarope de limão caseiro enquanto ainda está quente! «Isto vai permitir que o sumo de limão penetre no bolo, tornando-o super macio», explica o chef na RTL. Aqui, o chef sugere preparar uma calda caseira rápida. Basta aquecer o sumo e as raspas de um limão com 75 g de água e a mesma quantidade de açúcar, depois deixar ferver por cerca de dez minutos.
Em seguida, coloque o bolo quente sobre uma grelha com um prato por baixo, regue com a calda quente e deixe arrefecer. O sumo vai penetrar na migalha e deixar uma fina película na crosta. Não só o seu bolo nunca terá ficado tão macio, como esta fina camada cristalizada com um aroma ácido vai deixá-lo encantado. Arrepios nas papilas garantidos!
Não deixe mais as pastelarias terem o monopólio do bolo de limão perfeito! Com os bons conselhos de Cyril Lignac, você poderá fazer bolos ultra macios e deliciosamente perfumados. Então, vista o seu avental e prepare-se para impressionar a todos com um bolo de limão que rivaliza com os dos profissionais!