Existem alimentos essenciais que melhoram o humor e reforçam a memória. Quais são?
Alzheimer: revelam os alimentos que devem ser consumidos para prevenir o deterioro neuronal.
O cérebro e o intestino têm células comuns desde o desenvolvimento embrionário. É por isso que, à medida que uma pessoa cresce, esses dois órgãos ficam conectados por meio de “mensagens químicas”.
Uma Naidoo, psiquiatra nutricional e professora da Faculdade de Medicina da Universidade de Harvard (Estados Unidos), indicou à BBC Mundo que «quanto mais você cuida da sua alimentação e do seu intestino, mais você cuida da sua saúde mental», uma vez que «existe uma conexão direta entre a comida e o estado de espírito».
Encerramento em massa de um dos supermercados mais importantes do país: isto vai acontecer com os trabalhadores
Em outubro de 2022, a especialista conversou com a BBC Mundo sobre as funções da vitamina B para manter o cérebro jovem e saudável, especialmente a B-12, B-9 e B-1. Neste contexto, a psiquiatra selecionou alguns alimentos que são importantes para o estado de espírito e para fortalecer o cérebro.
Se uma dieta não é boa, o intestino pode inflamar, sofrendo as consequências de uma má alimentação. Há quem defenda que isso pode contribuir para o desenvolvimento da ansiedade, da falta de atenção e de doenças como a depressão.
Existem alimentos que podem fortalecer o humor, aguçar a memória e ajudar o cérebro a funcionar de forma mais eficiente.
Nesse sentido, Naidoo contou que «toda a sua vida gostou de comida e de cozinhar». A especialista vem de uma família de médicos e sempre esteve ligada à ciência e às coisas que lhe chamavam a atenção.

Alimentos essenciais para a saúde cerebral
Especiarias
As especiarias são reconhecidas pelas suas propriedades antioxidantes. Entre elas, a cúrcuma destaca-se pelos seus efeitos benéficos na redução da ansiedade. Esta especiaria tem a capacidade de alterar a química cerebral e oferecer proteção ao hipocampo, o que contribui para um melhor funcionamento cognitivo.

Alimentos fermentados
De acordo com a especialista, uma análise de 45 estudos realizada em 2021 revelou que os alimentos fermentados podem proteger a saúde cerebral, melhorando a memória e retardando o declínio cognitivo. Entre os alimentos fermentados estão o iogurte natural com culturas ativas, bem como outros como chucrute, kimchi e kombuchá.

Nozes
As nozes são ricas em gorduras e óleos saudáveis que são essenciais para o funcionamento ideal do cérebro, além de conterem vitaminas e minerais fundamentais, como o selénio presente nas castanhas-do-pará.
Neste contexto, Naidoo recomenda consumir 1/4 de chávena por dia, como complemento em saladas ou vegetais.

Chocolate amargo
O chocolate amargo é uma fonte valiosa de ferro que contribui para a formação da cobertura que protege os neurónios e regula a síntese dos neurotransmissores que afetam o humor.
Um estudo realizado em 2019 com mais de 13.000 adultos indicou que aqueles que consomem chocolate amargo regularmente apresentam 70% menos risco de desenvolver sintomas depressivos.